Autor: Carlos Alberto - Data: 05/11/2024 12:59

Usuários de mina com água natural no Catetos temem perder acesso ao local por conta da venda de lotes particulares

Temerosos, pessoas que usam aquela nascente há anos pediram o apoio do Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, para terem o acesso ao local assegurado pela Prefeitura
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Usuários de mina com água natural no Catetos temem perder acesso ao local por conta da venda de lotes particulares

Moradores de locais próximos à mina de água natural entre os bairros Catetos II e Parque dos Municípios I, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, temem perder acesso ao local. Isto, porque os terrenos da nascente são particulares e estão sendo colocados à venda pelo proprietário, que mora no Estado de São Paulo. Descoberta há mais de trinta anos, a fonte em questão é utilizada por milhares de pessoas, tendo, inclusive, o local sido estruturado pela própria Prefeitura (numa área pública, vizinha), com vistas ao uso de todos.
Desde quando souberam que os herdeiros do antigo proprietário dos lotes tinham colocado os espaços à venda os usuários da mina estão em pânico: "O rapaz é de São Paulo e já colocou tudo nas mãos de imobiliária. Vai vender e quem comprar, com certeza, nos impedirá de usarmos a água", argumentou cidadão habituado a coletar água daquela mina. "Estamos tristes, pois pegamos água aqui a vida inteira e agora perderemos o direito?", indagou um comerciante próximo ao local. "A Prefeitura precisa adquirir essa área urgentemente e transformar toda ela num ambiente de convívio social, com ecologia e atrativos para as famílias", sugeriu dona de casa, também preocupada com o risco de não usar mais a água mineiral.
Procurado para auxiliar aquela comunidade, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, esteve na mina na tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, quando se inteirou da situação. Já na manhã seguinte, procurou a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, onde foi informado de que o Município atua de perto na questão: "Já notificamos o proprietário sobre uma limpeza feita por ele, sem autorização, no local da nascente. Ele está no prazo de responder, mas deve se tornar uma infração", detalhou a fiscal de Meio Ambiente, Ana Paula Santos.
Sobre o fato da comercialização dos imóveis resultar na perda popular do uso de água, a fiscal informou: "Sobre a perda do uso, isso não deve ocorrer, pois legalmente é proibido construir num raio de cinquenta metros em torno da nascente. Enfim, quem adquirir os terrenos precisará mantê-los como estão, sem construção, mantendo as árvores e qualquer tipo de limpeza precisa de autorização do Conselho de Meio Ambiente. Estamos de olho e pedimos que a população também nos ajude, avisando sobre qualquer alteração", complementou a fiscal.
Ainda sobre a questão, Carlão, do JOGO SÉRIO, procurará o próprio prefeito, Dr. Heber Hamilton Quintella, a fim de solicitar uma medida constitucional que assegure definitivamente o direito à população quanto ao uso daquela nascente. "Há, nos ritos legais, a possibilidade de desapropriação por parte da Prefeitura, o que seria muito bom, pois além de proteger a nascente, ali também poderá ser uma área ecológica, aproveitável para crianças e adultos. Que Deus nos ajude a conseguirmos isso já agora, com Dr. Heber. Mas, se não der tempo, estou certo de que o prefeito Jarbinhas, assim que assumir, atuará com rigor nesse caso, pois poucos respeitam tanto os direitos da população como ele", disse Carlão, que assumirá como vereador em Guaxupé dia 1º de janeiro, mas envolve-se com causas coletivas desde 1998, quando iniciou-se no jornalismo. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.