Autor: Carlos Alberto - Data: 13/12/2024 09:10

Estrada que leva moradores das Chácaras da Mata à cidade continua intransitável em dias de chuva

Veículo ficou preso à lama exatamente no momento em que o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, ouvia moradores indignados com a situação da estrada
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estrada que leva moradores das Chácaras da Mata à cidade continua intransitável em dias de chuva

Proprietários de imóveis nas "Chácaras da Mata", que ficam na zona rural de Guaxupé, pertencente ao Sudoeste mineiro, continuam indignados com a situação da estrada principal de acesso à cidade. Conforme já divulgado, a passagem em questão encontra-se bastante castigada com lamaçal oriundo de um extenso lote, o qual está sendo preparado para receber usina de energia elétrica "Fazenda Solar Guaxupé Órigo", via sistema solar, cujas obras têm modificado o cenário e causado transtornos a dezenas de famílias.
A situação, já denunciada a diferentes órgãos do poder público, fica pior a cada chuva, haja vista que no espaço antes ocupado por lavouras de cafés, macadâmias, entre outras árvores, atualmente a terra encontra-se nua e passa por serviços de terraplanagem, a fim de receber a indústria fotovoltaica. "Na semana passada, vieram e fizeram um serviço paliativo, mas a terraplanagem continuou sendo feita e olha a situação. Outro dia, o ônibus escolar quase caiu no barranco por causa da estrada", denunciou o autônomo Alex Rodrigues de Assis.
Já cansados de tantos prejuízos, os moradores iniciarão um abaixo-assinado, a fim de obterem a atenção das autoridades: "Dá um desespero! A gente está procurando o melhor diálogo, mas não há resposta da empresa. Vamos fazer um abaixo-assinado porque estamos sofrendo demais", desabafou o vendedor Roberto Carlos Diogo. "Eu tenho que caminhar, a pé, com meu menino, cerca de 1,5Km, até o ônibus, que não vem para não encravar", detalhou o tratorista Luiz Carlos. "De moto não se consegue sair daqui", complementou o encarregado de produção, Daniel, também muito insatisfeito.
Em favor daquela comunidade, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, tentou contato com os representantes da empresa responsável pela instalação da usina solar. Entretanto, até o final desta matéria não houve resposta. Também sobre a polêmica, representantes da Polícia Militar Ambiental, além de fiscais da Divisão Muncipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras da Prefeitura têm atuado na questão. "Lamentavelmente, a estrada, que sempre foi muito boa, está mesmo bastante prejudicada. Estamos atuando", disse o secretário de Obras, major Márcio Nunes. "A responsabilidade, em caso de zona rural, é do Estado, mas o Município já acionou a PM Ambiental, que fará seu trabalho e levará, se for o caso, ao conhecimento do Ministério Público", informou, nesta quinta, 12, a diretora da Divisão do Meio Ambiente, Rafaela Macedo. O JOGO SÉRIO aguarda informações da PM Ambiental sobre eventuais atuações concretas a respeito dos fatos.
Em meio às tentativas de solucionar o problema, os moradores das Chácaras da Mata externam o exclusivo objetivo de resgatar a qualidade da estrada de acesso à cidade: "Ninguém é contra a usina ou quem quer que seja. Mas todos precisamos ser atendidos, pois é questão seríssima", frisou Alex. "O que está acontecendo é a reação natural das coisas: se as lavouras foram retiradas, é claro que a terra vai descer. Porém, com curvas de níveis e outras técnicas isso será facilmente contornado", sugeriu Roberto. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.