Autor: Aline - Data: 16/10/2025 18:20

GRAVÍSSIMO: Vereador Carlão denuncia a Copasa à Prefeitura, que apura suposto crime ambiental e desperdício de dinheiro público na ETE do Vale Verde

Vereador contou com o apoio de fiscais ambientais da Prefeitura, os quais já notificaram a Copasa para esclarecer o motivo pelo qual a usina de tratamento de esgoto do Vale Verde não está funcionando
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O vereador e repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, denunciou a Copasa à Prefeitura nesta quarta-feira, 15 de outubro, por suposto crime ambiental, negligência e desperdício de dinheiro público. Isto, porque o referido parlamentar apurou denúncias de que a Estação de Esgoto do Residencial Vale Verde encontra-se inativa há quase dois anos, sendo que todos os detritos das 279 casas do bairro estão sendo lançados num córrego, sem passar por nenhuma das etapas do tratamento.

Carlão foi informado de que a usina encontra-se inativa, tendo ele constatado a legitimidade da denúncia. “Infelizmente, tudo o que desce pelo cano principal, de todas as casas, está indo direto para o córrego. No leito de secagem de detritos mais grossos está nascendo até mato, além de que o queimador de biogás e a casa das máquinas estão desligados o tempo todo. E os equipamentos, adquiridos com dinheiro público, estão se deteriorando, com mato crescendo, o que configura mal uso do dinheiro público, muita negligência e desrespeito para com a população”, disparou Carlão, enquanto percorria as dependências da ETE do Vale Verde.

Ciente da gravidade do problema, Carlão acionou o setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo dois servidores públicos atendido à demanda e coletado as provas de que a Estação não está funcionando, os detritos são mesmo jogados na nascente d’água aos fundos do bairro e os equipamentos sendo danificados pela ação do tempo e o desuso. “Eu agradeço ao governo municipal, na pessoa do prefeito Jarbinhas, pois enviou a equipe de fiscalização assim que acionada. Sei que a Prefeitura tem notificado a Copasa constantemente por uma série de problemas apresentados e luta, inclusive, para colocar fim à taxa de esgoto que pagamos, na minha opinião, injustamente! Enfim, vamos lutar juntos para que nossa população seja tratada com o respeito que precisa ser”, destacou Carlão.

NA COPASA: Já nesta quinta, 16, o vereador Carlão esteve no escritório da Copasa, em Guaxupé, por duas vezes, a fim de obter esclarecimentos sobre a gravidade da questão. De manhã, porém, apenas foi informado de que a Prefeitura, de fato, havia mesmo notificado a empresa por conta da denúncia de ontem. Já no período da tarde, o vereador foi atendido por três encarregados operacionais, tendo eles negado que já faça tanto tempo que a ETE está inativa (embora as condições do local mostrem o contrário). Depois, alegaram que isto ocorre por causa da construção da usina, em andamento no Bairro Tomateiros e, por fim, não aceitaram se pronunciar oficialmente sobre as indagações feitas: “É lamentável, mas os três encarregados não quiserem sequer dizer seus nomes completos e funções a um vereador-repórter, que recebeu a denúncia, constatou a gravidade, foi apoiado pela Prefeitura, mas não encontra respostas aqui. Enquanto isso, a ETE do Vale Verde continua sem funcionar e o que pode ser um grave crime ambiental ocorrendo”, finalizou Carlão.  AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.