Autor: Carlos Alberto - Data: 23/09/2019 11:04

Grupos distintos em Guaxupé promovem plantios pelo Dia da Árvore

As manifestações socioambientais ocorreram entre sexta-feira, 21 de setembro, e domingo, dia 23, em diferentes áreas da cidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Grupos distintos em Guaxupé promovem plantios pelo Dia da Árvore

Grupos distintos de pessoas promoveram, nesta sexta-feira, 21 de setembro, uma série de ações comemorativas ao "Dia da Árvore". Cada qual a seu estilo, todos os atos tiveram foco no reflorestamento, além da conscienticação ambiental e a integração social. Num período justamente de clima seco, com queimadas constantes, cidadãos de bem se dedicaram à preservação e fortaleceram-se enquanto defensores da natureza.
As homenagens pela data especial começaram nesta sexta, 20, com um encontro no Parque do Lago, promovido pelo ativista ambiental Luciano Reis, do Guaxu Nascentes e o Consep. Na ocasião, ele recebeu o Coral da FATI/Unifeg para uma tarde cultural, além de ter contado ainda com as presenças de estudantes, representantes da Prefeitura, Câmara Municpal, Unimed Guaxupé, Tiro de Guerra, entre outras instituições. No encontro, Luciano palestrou sobre a importância do meio ambiente, conduziu plantios de mudas diversificadas e fortaleceu a flora no local, onde ele atua como voluntário e promove o reflorestamento. "Ajoelhar para agradecer a Deus pela natureza, ensinar as crianças, mostrar aos adolescentes que a humildade nos leva a uma vida mais tranquila e honesta e que tudo que somos depende de cada ser vivo existente", disse Luciano.

Plantando Vida!
Também o projeto "Plantando Vida", organizado pela Prefeitura e o grupo de facebook, "Guaxupé Destaca", comemorou o Dia da Árvore neste sábado, 22. Reunidos na Rua Professor Miguel Bounfleur, que fica no Jardim Alvorada, os presentes inauguraram a "Praça Terezinha dos Reis Macedo", numa sessão solene, com a participação do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), vereadores, autoridades eclesiásticas, familiares da comerciante cuja memória foi homenageada, entre outros.
Na ocasião, plantaram dezenas de mudas em cerca de 10.000m² de terra. E, por iniciativa da jornalista Rosângela Felippe, criadora do grupo G. D., cada árvore foi lançada ao solo em agraciamento representou algum guaxupeano desencarnado. "Nossa missão está só no começo. Temos muito a fazer pela cidade, pela natureza, pelo meio ambiente", comentou Paulo Rogério Leite Ribeiro, comunicólogo da Prefeitura que organizou o evento, em parceria com Rosângela e uma extensa equipe.

Mais de 2 mil no GCC!!!
No Guaxupé Country Club o plantio aconteceu na manhã deste domingo, 22, com a 6ª edição do evento "Temos uma árvore para plantar". Idealizada pela diretoria da entidade, a iniciativa contou com a parceria do Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé e foi responsável pelo cultivo de cem mudas frutíferas, nativas e de sombra. Ao todo, no decorrer de quatro anos de reflorestamento, o "Temos uma árvore..." já ampliou a flora do GCC em duas mil espécies. "É nossa contribuição para com o meio ambiente, as gerações futuras e a Deus", comentou o presidente do clube, Carlos Magno de Souza, rigoroso incentivador de atos em favor da ecologia.

GENTE BOA DEMAIS!
Em Guaxupé, vale ainda ressaltar, há várias pessoas abnegadas que trabalham em favor do meio ambiente, de forma voluntária e, às vezes, até bastante silenciosa. Para comprovar, basta notar em áreas do Parque Mogiana, do Residencial Nova Floresta, às margens das rodovias, entre outros locais, reflorestados pelo policial militar Simonal de Paula, o diretor da ONG Anjo dos Rios, Domingos Beltrão, o diregente espiritual Leandro Moraes, do Grupo de Desbravadores, entre outros, que tornam a flora guaxupeana ainda melhor.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.