Autor: Carlos Alberto - Data: 04/11/2020 13:03

Entenda a importância do período da piracema

Temporada é dedicada à reprodução dos peixes (Foto: reprodução)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Entenda a importância do período da piracema

A 18ª Companhia de Meio Ambiente, responsável pelo Policiamento Ambiental em 55 municípios no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, deu início no dia 1º de novembro às ações e operações, em virtude do início da "piracema" 2020/2021.A referida temporada se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2021. Durante esse período, ocorre a reprodução dos peixes, motivo pelo qual algumas espécies tem sua captura proibida pela legislação. Durante o chamado "período defeso", os pescadores profissionais ficam proibidos de exercer a atividade e recebem um auxílio do Governo Federal, o Seguro Defeso.
Na Piracema o Pescador Amador deve portar a Carteira de Pesca Amadora, fica proibido a pesca de peixes nativos, sendo permitido a captura dos peixes listados nas Portarias 154, 155 e 156 do I. E. F, até 03 kg mais um exemplar. Para o Pescador Profissional fica proibida a pesca de peixes nativos, sendo permitida a captura dos peixes listados nas Portarias 154, 155 e 156 do I. E. F, até 03 kg mais um exemplar e deverá utilizar apenas os apetrechos permitidos para o período.
Os estabelecimentos que comercializem peixes in natura, congelados ou não, deverão realizar a Declaração de Estoque até o 2º dia útil após o início do Período Defeso. As declarações de Estoque podem ser entregues nos Quarteis da Policia Militar Ambiental nas seguintes cidades: Poços de Caldas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Cássia, Piumhi, Carmo do Rio Claro e São Roque de Minas. Os peixes oriundos de pesque-pague e aquicultura deverão estar acompanhados de Nota Fiscal. Fica ainda limitado a (05) cinco, o número de varas ou caniços por pescador licenciado.
O artigo 34 da Lei 9.605/98 prevê que pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, Pena - detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, além da autuação administrativa aplicada ao pescador irregular. A população pode fazer as denúncias de crimes ambientais para a Polícia Militar de Meio Ambiente diretamente nas Frações ou através do Disque Denúncia Unificado DDU-181. (Texto PM Ambiental de Guaxupé)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.