Autor: Carlos Alberto - Data: 10/03/2021 11:02

ABSURDO: Cooperados estão recebendo lixo de estabelecimentos de Saúde e até animais peçonhentos na Recicla Guaxupé

Funcionária mostra material usado exclusivamente em estabelecimentos de Saúde humana e animal entre os itens recolhidos pelo caminhão da reciclagem
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis ABSURDO: Cooperados estão recebendo lixo de estabelecimentos de Saúde e até animais peçonhentos na Recicla Guaxupé

Membros da Unidade de Triagem e Compostagem Recicla Guaxupé estão sendo extremamente prejudicados com o envio de materiais inadequados à usina. Iniciada em janeiro deste ano, após uma parceria do então prefeito, Jarbas Correa Filho - Jarbinhas, via Secretaria de Meio Ambiente, e a ONG Recicleiros, a firma atua na reciclagem de todo o detrito gerado pela população. Para tanto, tem sido de suma importância a participação da sociedade no sentido de contribuir com a coleta seletiva diária. Contudo, o setor de triagem tem recebido lixos de clínicas veterinárias, supostamente de unidades de Saúde particulares e até do Município; assim como animais peçonhentos, entre os produtos reaproveitáveis. Neste sentido, o Jornal JOGO SÉRIO visitou o local na tarde desta terça-feira, 9 de março, quando externou o problema grave vivido pelos cooperados.
Os itens inadequados chegam junto aos materiais recicláveis e, além de causar demora na separação, expõem os trabalhadores a riscos gerais: "Fica difícil, pois temos as luvas, mas elas não nos protegem de todo material. Veja bem: uma agulha desta aqui pode nos contaminar não só com doenças humanas, mas até vindas de animais", alertou a presidente da Associação, Maria Izabel Moreira, que complementou: "Já encontramos uma cobra jararaca dentro de sacola e ela tentou dar um bote na moça da triagem", denunciou a dirigente, que também já achou aranhas e escorpiões entre produtos enviados para a reciclagem; material de exames de fezes e até de sangue no meio do reciclável.

FLAGRANTE!!!
Durante o momento em que o Jornal JOGO SÉRIO, transmitia ao vivo a matéria sobre o descarte irregular, uma das funcionárias abordou o repórter Carlos Alberto, a quem mostrou recipientes de soro, agulhas e outros materiais que haviam chegado naquela hora à usina. "Este material chegou agora e está cheio de lixo hospitalar! Ali tem potes de exames de fezes, seringas e outros materiais. É mais risco que corremos de sermos contaminados com alguma doença", lamentou a trabalhadora, cuja queixa foi endossada pela direção da usina e os membros da municipalidade presentes (os quais solicitaram a reportagem para evitar novas ocorrências do tipo).
Para a diretora da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, Rafaela Soares, a situação é grave e precisa ser solucionada o mais rápido possível: "O descarte incorreto tem sido, realmente, um problema! Então, alertamos que o pessoal das clínicas particulares, as veterinárias, moradores das fazendas e a população, em geral, precisam tomar cuidado com o que descartam e onde o fazem. Isto que está ocorrendo pode gerar um grande transtorno a estes trabalhadores", disse a diretora, que já notificou a Secretaria Municipal de Saúde para que haja uma investigação rigorosa no sentido de constatar se parte deste material está saindo das unidades de Saúde do Município. "Quem tiver alguma dúvida, ligue para a gente, na Secretaria do Meio Ambiente, pelo 3551-8007 (whatsapp), pois prestaremos todas as informações sobre o que pode ou não ser colocado junto ao descarte reciclável", completou Rafaela.

INDO MUITO BEM!
Paralelamente aos problemas do descarte inadequado, a Unidade tem ido muito bem, conforme os resultados alcançados nos dois primeiros meses de atividades. Segundo as estatísticas, o guaxupeano gera nove toneladas diariamente de material reciclável. Deste total, a cooperativa recebeu apenas meia tonelada/dia em janeiro, tendo esta quantidade dobrado no mês de fevereiro e, nos últimos dias, havido uma queda considerável. "De início, divulgamos apenas o bairro e dia em que o caminhão da reciclagem passaria pelas localidades. Mas, daqui para frente anunciaremos também os períodos. Assim, esperamos que o pessoal contribua mais ainda, pois saberão exatamente quando colocar o material na rua", informou a coordenadora da Usina, assistente social Taís Mariane de Souza Silva. CLIQUE AQUI e veja vídeo ao vivo feito pelo JOGO SÉRIO na Recicla Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.