Autor: Jackeline - Data: 10/09/2021 10:58

Funcafé: Deputado Emidinho Madeira elogia liberação dos recursos

Foram reservados R$ 1,32 bilhão especificamente para apoio aos cafeicultores que sofreram perdas nas lavouras
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Funcafé: Deputado Emidinho Madeira elogia liberação dos recursos

O deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café, em Brasília, ressaltou a importância da liberação dos recursos para recuperação das lavouras afetadas pelas fortes geadas e parabenizou todos os que se uniram na defesa do setor. O parlamentar tomou frente no encontro em Alfenas, ocorrido no dia 23 de julho, que contou com a presença da Ministra Tereza Cristina, da Agricultura. “Nós não tínhamos outro caminho a seguir a não ser mostrar a realidade e o impacto nos cafezais para a maior liderança do setor que é a Ministra Tereza Cristina. Prontamente ela atendeu nosso convite e pode ver de perto um cafezal queimado pela geada numa propriedade em Alfenas, município onde reunimos os cafeicultores e entidades representativas, além de autoridades políticas e a sociedade civil. Agradecemos imensamente a união de todos os integrantes da Frente do Café nas pessoas do deputado Evair de Melo (vice-presidente da Frente), deputado Diego Andrade, líder da bancada mineira e membro da Frente, assim como os deputados federais Odair Cunha e Zé Vitor. Destacamos também o apoio importante do governo de Minas através da secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, do presidente da Emater, Otávio Maia, do Breno Mesquita da FAEMG e de tantos outros cidadãos que defendem nossa cafeicultura e o setor rural. Nosso eterno reconhecimento à Ministra Tereza Cristina pela sensibilidade e rapidez na tomada de atitude. É importante agora que o dinheiro que estará nos bancos chegue para quem realmente precisa”, disse o deputado Emidinho Madeira.

No total 34 bancos e cooperativas de crédito podem operar com as linhas do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) que já estão disponíveis em breve.  A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na última semana, a ministra Teresa Cristina assinou os primeiros 14 contratos com os agentes financeiros que irão aplicar os recursos do Funcafé. Então, a partir de agora, produtores, cooperativas, indústrias e exportadores já podem procurar os 34 bancos e cooperativas de crédito que têm autorização para operar com as linhas do fundo.

 

Foram reservados R$ 1,32 bilhão especificamente para apoio aos cafeicultores que sofreram perdas nas lavouras. O montante foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 17 de agosto.

 

De acordo com a Emater-MG, a área de café atingida pela geada chega a 19,1%, em relação à área total plantada com café com 9,5 mil cafeicultores atingidos. CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.