Autor: Carlos Alberto - Data: 14/12/2023 08:38

Enfermeira guaxupeana, premiada na Suécia, usa a Tribuna da Câmara

Jussara Otaviano usou a tribuna a convite do Presidente da Câmara (Foto: Ass. Com. Câmara)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Enfermeira guaxupeana, premiada na Suécia, usa a Tribuna da Câmara

“Eu vim de lá, eu vim de lá, pequenininho. Mas eu vim de lá, pequenininho…”, foi com esses versos da canção ‘Alguém me avisou’, de Dona Ivone Lara, que a enfermeira guaxupeana Jussara Otaviano iniciou sua fala na Tribuna da Câmara de Guaxupé. Jussara, que também é cantora e participa do grupo “A Quatro Vozes em Trio” usou o espaço a convite do presidente Danilo Martins, durante a 20ª Sessão Ordinária da Câmara, nessa segunda-feira (11). Jussara usou tribuna para falar de um dos grandes momento da sua carreira como enfermeira do SUS na cidade de São Paulo: o recebimento Prêmio de Enfermagem Rainha Sílvia da Suécia.
“eu achei muito importante e necessário estar nessa casa hoje. Eu vim aqui, senhoras e senhores, não só para dizer desse prêmio, que foi um acontecimento muito importante, do ponto de vista histórico, mas eu vim aqui principalmente para devolver essa premiação para minha terra natal e especialmente para os profissionais da área da saúde”, disse a enfermeira durante o uso da tribuna.
Ainda durante a fala, Jussara ressaltou o papel da comunidade negra na história de Guaxupé, bem como a importância de ter o espaço da Tribuna aberto à população guaxupeana. Jussara Otaviano foi escolhida pelo júri por sua atuação no SUS, em São Paulo. O trabalho premiado busca expandir o uso da terapia comunitária integrativa, caracterizada por rodas de conversa que ajudam os participantes, em especial idosos, a lidar com o sofrimento emocional, por meio da formação de novos terapeutas. Trata-se de um método criado no país e já incorporado à rede pública capaz de dar acolhimento a brasileiros que, muitas vezes, não teriam acesso a um cuidado de saúde mental.
Em junho deste ano, Jussara, acompanhada da irmã, Jurema esteve na Suécia para receber o prêmio e ter um encontro com a Rainha Sílvia. O trabalho de terapia comunitária também será implantado em Guaxupé com as equipes da atenção primária de saúde. (Ass. Com. Câmara) - - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.