Autor: Carlos Alberto - Data: 20/03/2025 12:05
Vereador Danilo indica e Câmara aprova homenagem à memória de "Zé Carlos, do Pag-Leve"





Foi aprovado de forma unânime, na 6ª Sessão da Câmara de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, ocorrida há poucos dias, o projeto de lei que homenageará a memória do comerciante José Carlos da Silva (Zé, do Pag-Leve). Indicada pelo vereador Danilo Martins de Oliveira, a proposição consta do reconhecimento do Legislativo local à história do agraciado, que nasceu em 2 de fevereiro de 1939 e faleceu dia 18 de agosto de 2024.
A matéria foi tratada em plenário num clima de contentamento, haja vista a invejável marca de empreendedorismo construída por Zé Carlos na cidade (na ocasião, seus filhos Mário Márcio e Guilherme representaram a família junto de primos e tios). Conforme Danilo Martins, a denominação será feita numa praça do Jardim Ouro Verde, entre as ruas Luiz Celani Primo e Fernando Celso de Andrade Coelho. Natural de Guaxupé, Zé Carlos era filho de Laudelino Rosa da Silva e Maria Nunes de Rezende. Foi casado com a também empresária, dona Nara Bittar Nehemy, com quem teve cinco filhos - Nara Cristina, Ana Paula, Carlos, Mário Márcio e Guilherme -.
De seu tino comercial, Zé Carlos iniciou suas atividades no Mercado Municipal e, na década de 60, fundou a "Trans Silva", um sistema de transporte de passageiros, além da "Relojoaria Silva". Posteriormente, consolidou seu nome no comércio ao implantar a "Loja Moderna" e, mais tarde, o "Supermercado Pag-Leve", um dos pioneiros no sistema de autoatendimento na cidade. Além do varejo, também investiu no setor de transportes de cargas e na agropecuária, tornando-se um dos precursores da colheita mecanizada de milho na região.
Em 2012, Zé Carlos recebeu homenagem da ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guaxupé) pelos 100 anos da cidade, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento local. Nos últimos anos, devido a problemas de saúde, afastou-se das atividades empresariais. Seu falecimento, em 2024, deixou saudades entre familiares e amigos. (Texto: Carlos Alberto, do Jornal JOGO SÉRIO, com colaboração da comunicação social da Câmara de Guaxupé) - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Dra. Diana Cuglovici Abrão transmitiu sua experiê...
-
Metas excessivas, jornadas extensas, ausência de ...
-
Romeu Zema, na foto entre o vice-presidente da Co...
-
Carlão: "Eu sinto a dor das pessoas que me procur...
-
O relator da matéria na CCJ, deputado Doorgal And...