Autor: Aline - Data: 19/09/2025 12:10

Vereador Carlão repudia a aprovação da "PEC da Blindagem" na Câmara dos Deputados

Carlão: "Estão tentando acabar com o pouco de moralidade que há na política brasileira! Onde já se viu parlamentar não ser investigado? Onde já se viu criar artifícios para se proteger de investigações?! É o cúmulo do absurdo!"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, criticou veemente deputados federais favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição nº 3/21, que está sendo tratada popularmente como “PEC da Blindagem” ou até da “Bandidagem”. Extremamente indignado com a atitude dos parlamentares que aprovaram a matéria em 1º e 2º turnos (foram 344 votos a favor e 133 contrários), o guaxupeano classificou o ato como um verdadeiro absurdo. Isto, porque caso o tema passe também no Senado Federal, legisladores de nível nacional não poderão mais ser investigados, presos ou condenados ainda que sejam culpados por crimes cometidos (apurações somente após aprovação de uma comissão de deputados, os quais autorizarão ou não, por voto secreto, se os colegas deverão ser indiciados).

Carlão se pronunciou sobre a questão na noite desta terça-feira, 16 de setembro, no mesmo momento em que a Câmara dos Deputados aprovava a “PEC”. Ciente sobre o conteúdo do texto-base, que inibe toda ação policial ou do Judiciário contra deputados federais e senadores, o vereador Carlão repudiou: “Estão tentando acabar com o pouco de moralidade que há na política brasileira! Onde já se viu parlamentar não ser investigado? Onde já se viu criar artifícios para se proteger de investigações?! É o cúmulo do absurdo! O político tem que ser transparente e, se precisar, ser investigado sim, pois somos políticos e não semideuses! E não somos patrões! Ninguém está aqui para ser servido e sim servir ao povo”, disparou Carlão.

Em seu pronunciamento, o vereador guaxupeano destacou o que define como falta de comprometimento de políticos para com o povo: “Temos de deixar de ser alheios. Precisamos sim entender o que vereadores, prefeitos e vice-prefeitos estão fazendo, mas também estarmos atentos aos trabalhos dos deputados e os senadores! Hoje, parte do Congresso Nacional só presta desserviço e isso prejudica os municípios! Temos, hoje, pautas paradas, como a isenção do Imposto de Renda a quem ganha até R$ 5 mil! É um absurdo isso não ter sido aprovado até agora por causa de intrigas internas de certos deputados”, enfatizou Carlão, que criticou a paradeira do Congresso, desde o início da atual legislatura dos deputados e senadores.

Ainda na Tribuna da Câmara de Guaxupé, o vereador Carlão pediu atenção ao povo, no tocante à escolha por deputados e senadores, na eleição de 2026: “Quero deixar um alerta à população de Guaxupé, pois no ano que vem teremos eleições e não podemos deixar ocorrer o que sempre acontece! Ou seja: as pessoas não se lembram em quem votaram para deputados estadual, federal ou senadores. Pior: quando se lembram, não sabem elencar pelo menos três coisas boas que eles tenham feito em favor do povo”, finalizou o vereador, bastante decepcionado com o que está ocorrendo na Câmara dos Deputados (onde temas voltados à população são substituídos por assuntos que interessam apenas à classe política envolvida com irregularidades).

Conforme noticiado em nível internacional, bancadas do PL, União Brasil, Republicanos, PP e MDB deram a grande maioria de votos “Sim” para a PEC. Já deputados de partidos como Novo, PSOL, PCdoB e Rede votaram majoritariamente “Não”. Voto a voto, veja, a seguir, como se posicionaram os deputados mineiros: Votaram “SIM” Ana Paula Leão (PP); Bruno Farias (Avante); Delegada Ione (Avante); Delegado Marcelo (União); Diego Andrade (PSD); Dimas Fabiano (PP); Domingos Sávio (PL); Dr. Frederico (PRD); Eros Biondini (PL); Euclydes Pettersen (Republicanos); Fred Costa (PRD); Gilberto Abramo (Republicanos); Greyce Elias (Avante); Hercílio Diniz (MDB); Igor Timo (PSD); Junio Amaral (PL); Lafayette Andrada (Republicanos); Lincoln Portela (PL); Luis Tibé (Avante); Luiz Fernando (PSD); Marcelo Álvaro Antônio (PL); Mário Heringer (PDT); Mauricio do Vôlei (PL); Nely Aquino (Podemos); Newton Cardoso Jr (MDB); Nikolas Ferreira (PL); Odair Cunha (PT); Paulo Abi-Ackel (PSDB); Paulo Guedes (PT); Pedro Aihara (PRD); Pinheirinho (PP); Rafael Simões (União); Rodrigo de Castro (União); Rosângela Reis (PL); Samuel Viana (Republicanos); e Zé Vitor (PL).

Já os deputados contrários à PEC foram: Aécio Neves (PSDB); Ana Pimentel (PT); Célia Xakriabá (PSOL); Dandara Tonantzin (PT); Duda Salabert (PDT); Leonardo Monteiro (PT); Miguel Ângelo (PT); Padre João (PT); Patrus Ananias (PT); Reginaldo Lopes (PT); Rogério Correia (PT); e Weliton Prado (Solidariedade). – Já os ausentes foram Emidinho Madeira (PL); Misael Varella (PSD); Stefano Aguiar (PSD); e Zé Silva (Solidariedade). Aprovada pela maioria dos deputados federais, a PEC agora segue para apreciação no Senado Federal, onde parlamentares já começam a criticar a postura dos próprios colegas que ocupam a Câmara. A matéria também está sendo muito repudiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como por entidades não governamentais e, evidentemente, por grande parte da população brasileira. -  AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.