Autor: Carlos Alberto - Data: 25/09/2025 07:53
Senado Federal arquiva a PEC da Blindagem após rejeição da CCJ e manifestações contrárias pelo País
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), arquivou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que determinava que deputados e senadores só poderiam ser processados após autorização prévia da Câmara ou do Senado, a chamada PEC da Blindagem.
O arquivamento ocorre após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ter rejeitado, por unanimidade, o texto. Como a comissão considerou o texto inconstitucional, Alcolumbre afirmou que a proposta não deve ser votada pelo plenário e determinou o arquivamento definitivo. "Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário", disse Alcolumbre, conforme a Agência Senado.
Ele ainda elogiou a atuação do presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), e do relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A proposta previa uma mudança na Constituição para que os deputados e senadores não fossem processados criminalmente sem prévia licença da Câmara ou do Senado, respectivamente. A votação seria por meio de voto secreto dos parlamentares.
A PEC foi aprovada pela maioria da Câmara, a partir de uma articulação feita pela maioria dos líderes da Câmara com o apoio da oposição liderada pelo Partido Liberal (PL). Defensores da medida dizem que a proposta é uma reação ao que chamam de abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF) e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram alteradas posteriormente.
No último domingo (21), manifestações contrárias à proposta foram realizadas em todo o País. Para especialistas e entidades que atuam no combate à corrupção, a PEC poderia barrar ações penais contra corrupção no uso de emendas parlamentares. (Texto: Agência Brasil de Notícias)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Vereador Carlão propõe a inclusão de "Educação Financeira" nas escola...
Carlão: "Tais hábitos, conforme a própria Ciência...
-
Dr. Renato Gouvêa dá um intervalo à vida pública profissional para se...
Renato Gouvêa, na foto entre os assessores Bruno ...
-
Aprovado, projeto do vereador Marcelo Pedroza proporcionará dignidade...
Marcelo Pedroza: Eu entendo que toda vida, ainda ...
-
Vereadores Carlão e Rosy reúnem-se com secretário de Segurança Públic...
Dr. Gustavo Calil (d) recebeu, nesta segunda, dia...
-
Vereadores ouvem famílias da zona rural em sessão da Câmara Itinerant...
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos e S...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



