Autor: Aline - Data: 09/12/2025 11:22

Câmara aprova projeto para assegurar Educação Financeira e Empreendedorismo nas escolas municipais de Guaxupé

De autoria do vereador Carlão, a matéria contou com os trabalhos fundamentais do Jurídico da Câmara e de outros legisladores, que apresentaram Emenda Substitutiva para assegurar a legalidade do projeto
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Vereadores de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, aprovaram, em dois turnos, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o Projeto de Lei nº 31/2025, que “Inclui, nas escolas municipais de Guaxupé – Educação Infantil e Ensino Fundamental I -, a educação financeira como disciplina obrigatória”. Elaborado pelo vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, o tema contou com uma Emenda Substitutiva feita pelos legisladores Marcelo Braghetta Pedroza, Danilo Martins de Oliveira, Maria José Cyrino Marcelino, João Inácio Silva Citton e Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara (esta última, inclusive, sugeriu a inclusão de empreendedorismo, o que foi acatado pelo plenário). - CONTINUE A leitura após a publicidade!

A matéria foi consequência de visitações de Carlão às comunidades guaxupeanas, onde o parlamentar de nível municipal constatou a importância de que as próximas gerações sejam capacitadas, a fim de evitarem o endividamento e suas consequências nefastas. “Durante minha campanha eleitoral, vi muitas famílias em situação difícil e sei que se elas tivessem, há tempos, obtido acesso a estratégias de planejamento orçamentário, suas condições seriam muito melhores. Sabemos que, infelizmente, o valor do salário-mínimo no País é muito aquém do que deveria ser e, justamente por isso, conhecimento sobre como e em que usar o dinheiro suado é importantíssimo. Além de que, nada melhor do que ensinar crianças, o que, num espaço médio de tempo, resultará em benefício para toda a cidade”, enfatizou o vereador Carlão.

Conforme já divulgado, a proposição do vereador Carlão esbarrou em ritos constitucionais, segundo o entendimento do setor jurídico da Câmara. Por isso, em função da importância do tema, os demais vereadores, sob a liderança de Drs. Celso Augusto Paulino Duarte e Luiz Henrique Marques, encontraram um caminho legalista para que o projeto pudesse ser levado a plenário. “Entendemos que, dessa forma (com a proposição da Emenda), haveria uma constitucionalidade. Então, acatamos também uma sugestão da Dra. Nelzina, na questão do empreendedorismo e, na verdade, o que o legislador quer é que as crianças aprendam a lidar com essa matéria. Também o vereador João Inácio, no início da legislatura, havia sugerido a mesma situação, via indicação ao Executivo”, detalhou o vice-presidente da Câmara, Danilo Martins de Oliveira.

Com aprovação unânime em 1ª e 2ª votações, agora o projeto vai à sanção do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas). Vale lembrar que atividades de educação financeira e empreendedorismo já ocorrem esporadicamente nas escolas municipais de Guaxupé, sendo que o objetivo da Câmara é assegurar que esse tipo de aprendizado seja ainda mais constante no dia-a-dia dos alunos e resulte em benefícios concretos às vidas deles. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.