Autor: Carlos Alberto - Data: 07/01/2021 20:06

Governo de Guaxupé edita Decreto para desacelerar a transmissão do Coronavírus

O vice-prefeito e secretário de Governo/Planejamento, Rodrigo Borges, falou ao vivo à população sobre as medidas adotadas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Governo de Guaxupé edita Decreto para desacelerar a transmissão do Coronavírus

A Prefeitura de Guaxupé editou, nesta tarde de quinta-feira, 7 de janeiro, o Decreto nº 2.326, com restrições ainda maiores à locomoção de pessoas, proibição do funcionamento de organizações públicas e privadas, além de outras normas cujo objetivo é desacelerar a transmissão do Novo Coronavírus. Marcado para entrar em vigor neste sábado, 9, o documento valerá inicialmente por dez dias. A notícia foi transmitida há pouco pelo vice-prefeito e secretário de Governo/Planejamento, Rodrigo Luiz Borges, e o promotor de Justiça, dr. Ali Mahmoud Fayez Ayub, curador da Saúde via Ministério Público (além deles, a secretária de Saúde, Daniela Bettelli e o prefito, Dr. Heber Hamilton Quintella, estiveram presentes).
O novo decreto impede a realização de encontros religiosos, assim como os expedientes de estabelecimentos comerciais e da prestação de serviços considerados não essenciais. Às empresas autorizadas a funcionar, as normas editadas exigirão adoções como o uso de máscaras, distribuição de álccol gel e distanciamento. "Não nos resta outra alternativa, a não ser tomarmos decisões duras e que dêem tranquilidade a nossas famílias. Sei que é difícil para todo guaxupeano e assim é para o Dr. Heber, para mim e todos da Prefeitura. Esta segunda onda da Covid-19 tem sido muito maior! Na primeira, num único dia tivemos 26 casos em período de maior incidência. Desta vez, chegou ao pico de 51 casos e, pelos estudos que temos, sabemos que entre os dias 10 e 20 de janeiro serão períodos de pico e estamos muito preocupados. Por isto, não mediremos esforços para trazer segurança à população", disse Rodrigo.
Ainda sobre o Decreto, o vice-prefeito e secretário municipal enfatizou que o objetivo é restringir o número de pessoas nas ruas, pois estudos apontam que 60% dos casos de contaminação estão entre pessoas na faixa de 21 a 50 anos de idade. "Ou seja: as pessoas desta faixa etária, que aparentemente são mais saudáveis e resistentes, têm estado contaminadas e contaminando os grupos de risco. Isto é comprovado via ocupação hospitalar, pois hoje há um único paciente com 42 anos internado. Os demais têm 60 anos ou mais, concentrando-se principalmente na faixa de 71 a 92 anos. Quero dizer que nós, que temos entre 21 e 50 anos, temos andado pela cidade e levado o vírus para nossas casas, contaminando nossos pais e avós", observou Rodrigo.
O problema se agravou nesta terça-feira, com o aumento dos casos de Covid-19 e, consequentemente, a superlotação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital. "Conseguimos, com êxito, aumentar em 40% a capacidade de leitos da UTI. Quero ressaltar que, antes da pandemia, Guaxupé tinha 9 leitos de UTI, mas pós-pandemia abrimos mais dez e, agora, temos 23 leitos, os quais são 14 para casos Covid-19 e 9 leitos para outros atendimentos", comentou Rodrigo, que falou sobre o Decreto: "Abrindo um novo decreto que passará a vigorar a partir de sábado, com medidas mais rígidas em relação ao combate à Covid-19. Logiamente, não gostaríamos de iniciar o governo desta forma e estamos, desde segunda-feira, buscando alternativas para preservar a saúde do guaxupeano e, acima de tudo, o bom andamento da cidade".

Afrouxamento desnecessário
O promotor, dr. Ali, que tem participado ativamente das ações do Comitê de combate ao vírus, recomendou consciência à população: "O que peço, neste momento, é que se cumpra o decreto, que as pessoas tenham consciência, ouçam as palavras do vice-prefeito, pois não é o momento de brincar. Houve um afrouxamento desnecessário e esta realidade está se mostrando falsa, pois a segunda onda será bem mais grave do que a primeira. As medidas tomadas pelo Município visam preservar a vida e a saúde da população. Os recursos médicos não são infitinos e têm um limite de capacidade. O problema não se resume apenas a leitos de UTI, pois além deles nós precisamos de médicos, enfermeiros, medicamentos e estes também estão escassos. As equipes médicas e de Enfermagem estão muito cansadas. Está cada dia mais difícil encontrar profissionais que estejam dispostos a enfrentar essa doença! Por isto, a população precisa ter consciência e respeito ao próximo para combate o Coronavírus", discorreu dr. Ali.

"O pior ainda não aconteceu"
Taxativo, Rodrigo Borges complementou: "Depois de tomar todas as medidas e lutar muito para não ter este decreto, infelizmente, hoje venho a público sem fugir da responsabilidade que me é imposta, trazer o peso deste Decreto. Sei que é algo rígido e que não gostaríamos de viver isto. Porém, não nos resta outra situação a não ser estarmos dentro de casa principalmente entre 10 e 20 de janeiro, que será o período do pico mundial da doença. Precisamos nos preservar para vivermos, depois, normalmente de novo. Peço desculpas, de coração, pois não gostaria de tomar uma decisão desta! Sei que influenciará a vida de muita gente, trará dor e desespero, além de prejuízo. Contudo, neste momento tenho que olhar para a vida de nossas crianças, dos idosos, as pessoas vulneráveis e a minha vida. Não posso ser um disseminador desta doença e nem ninguém pode! Peço a colaboração com o governo, pois vivemos um momento muito grave! Desde o início, em momento algum vivemos dias iguais aos que viveremos entre 10 e 20 de janeiro. Não brinquem com isto! O pior ainda não aconteceu", concluiu Rodrigo, que ao final fez uma prece emocionada, pedindo força a Deus. - CLIQUE AQUI e veja a íntegra da transmissão ao vivo, feita pela fanpage/facebook da Prefeitura de Guaxupé. - Neste LINK, o público do Jornal JOGO SÉRIO acessa o conteúdo do novo decreto.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.