Autor: Carlos Alberto - Data: 22/04/2021 18:46

João Fernando pede vacinação anti-Covid-19 aos profissionais da Educação e Dr. Heber leva questão ao Estado

Além do vereador João Fernando (foto), que elaborou a solicitação nesta quarta, também o prefeito Heber enviou pedido semelhante ao Governo de Minas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis João Fernando pede vacinação anti-Covid-19 aos profissionais da Educação e Dr. Heber leva questão ao Estado

O vereador João Fernando de Souza apresentou, nesta quarta-feira, 21 de abril, uma minuta de projeto de lei, feita à Prefeitura, com o pedido para que os profissionais da Educação Pública - municipal e estadual - sejam vacinados contra a Covid-19. A iniciativa, que parece ter sido bem recebida pelo governo local, vai ao encontro da necessidade de retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino. Na tarde de hoje, conforme a comunicação social do Município, o pedido de João foi oficializado por parte do prefeito Heber Hamilton Quintella, o qual levou o tema ao conhecimento do governador Romeu Zema.
João Fernando transmitiu a solicitação à municipalidade sob a tese de que os municípios têm autonomia para criar seus planos de imunização conforme as prioridades: ""Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde, estados e municípios têm autonomia para montar seus próprios esquemas de vacinação e dar vazão à fila, de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas". Há, portanto, uma recomendação, significando que a lista de prioridade não possui obrigatoriedade quanto à ordem para o Município cumpri-la", frisou o vereador.
Com aulas remotas e a necessidade cada dia mais clara de retorno às atividades presenciais, João Fernando concentra-se na proteção às comunidades escolares: "Pensando na volta às aulas e preocupado com a saúde de todos os envolvidos na Educação do Município, por causa da pandemia da Covid-19, apresento o presente Projeto de Lei, tendo em vista a necessidade de que seja observada, no atual momento de pandemia, a mesma sistemática adotada até 2019, para as campanhas de vacinação contra a gripe, que considerou os professores de escolas públicas e privadas como grupo prioritário, em razão do risco de contágio existente em sala de aula, local de aglomeração de pessoas", relatou o vereador.

Os estudantes
Ainda dentro da mesma filosofia, João Fernando destacou sua preocupação também para com os estudantes: "Com a vacinação dos envolvidos na Educação, conseguiremos também prevenir e cuidar dos nossos alunos e crianças, os quais, mesmo com testes animadores sobre a eficácia das vacinas, ainda não possuem previsão para serem vacinadas", complementou João.


Prefeito Heber leva questão ao Governo de Minas
O prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella (Dr. Heber), assinou, nesta quinta-feira, dia 22, documento ao governador Romeu Zema, pleiteando a inclusão de professores e demais profissionais da Educação no Plano de Vacinação contra a Covid-19. "Desde março do ano passado, com aulas remotas, o prefeito vê, na vacinação, uma esperança de retorno às aulas presenciais na cidade. "As crianças estão em casa há mais de um ano, assistindo as aulas de maneira remota. Com certeza, isso trará prejuízo também para elas e estou preocupado com esta situação"”, explicou Dr. Heber, por meio de sua comunicação social, na tarde de hoje.
O PNI (Plano Nacional de Imunização) não incluiu, até o momento, os profissionais da Educação como prioritários nos grupos de vacinação contra a Covid-19. “ É exatamente isto que estamos pleiteando neste momento: a inclusão dos professores na vacinação, visando a volta às aulas presenciais. As crianças precisam voltar a freqüentar a escola de maneira presencial, mas isto precisa ser feito com segurança, e esta segurança, somente a vacina pode nos trazer. Vamos aguardar um posicionamento do nosso Governador,” finalizou o Prefeito, na nota enviada pela assessoria de imprensa.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.