Autor: Carlos Alberto - Data: 08/07/2021 10:22

Projeto do deputado Emidinho será implantado em favor das águas de Furnas e Peixoto

Projeto do deputado federal Emidinho Madeira será implantado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Projeto do deputado Emidinho será implantado em favor das águas de Furnas e Peixoto

O projeto idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira denominado “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto”, desenvolvido em parceria com as universidades federais de Lavras e Viçosa, com os institutos federais de Muzambinho, Machado e Passos e também com a Emater, deverá entrar em execução o mais breve possível. Os recursos são de Furnas - Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento - e o valor inicial é de R$ 6,4 milhões a serem aplicados na recuperação de nascentes no entorno dos lagos. “Ao tomarmos conhecimento de que, durante mais de 60 anos não houve qualquer investimento na recuperação e manutenção das nascentes que abastecem o Lago de Furnas, que fornece água também para outras 11 usinas, dentre elas a de Peixoto, nós procuramos uma alternativa, que aliás já deveria ter sido tomada há muitos anos. No final do ano passado disponibilizamos uma síntese do nosso projeto “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto” que visa a recuperação da bacia do Lago de Furnas em 40 municípios. Na próxima semana acreditamos que já iniciaremos este trabalho de grande importância para as gerações futuras”, disse o deputado.
A situação de Furnas foi discutida em audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (06/07), e contou com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Ministério de Minas e Energia e de Furnas, empresa pertencente à Eletrobras e também de deputados federais.
“Quando construíram a hidrelétrica de Furnas as melhores terras, mais de 500 mil hectares, ficaram debaixo d’ água. Teve a promessa de se investir no desenvolvimento da nossa região mas nada foi feito. Se tiver água tem emprego, tem turismo, tem desenvolvimento e tem energia, então temos que começar a “produzir” água com a recuperação das nossas nascentes urgentemente. Agradeço o apoio dos deputados da bancada mineira através do nosso líder deputado Diego Andrade, dos senadores Rodrigo Pacheco e Anastasia e de todo o setor acadêmico pelo suporte na elaboração desse projeto grandioso e histórico para o futuro da nossa região”, concluiu o deputado federal Emidinho Madeira. As especificações do “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto”, que será executado pela empresa Ingá, que ganhou a licitação, serão detalhadas na próxima semana. (Ass. Com. Emidinho Madeira)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.