Autor: Jackeline - Data: 27/08/2021 09:40

Preço de venda do café supera a inflação nos custos de produção

Análise feita pelo Centro de Inteligência em Gestão e Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) mostra que a alta de julho de 2021 supera anos anteriores
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Preço de venda do café supera a inflação nos custos de produção

A irregularidade das chuvas e as geadas nas regiões produtoras de café afetaram a oferta dos grãos. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Inteligência em Gestão e Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), o reajuste no preço de venda do café chega a superar a inflação nos custos de produção. 

 

O professor Luiz Gonzaga explica ainda que além das geadas e das chuvas, a bienalidade negativa e a desvalorização cambial também contribuíram para aumentar a competitividade externa do café. Em comparação aos últimos três anos, o relatório aponta que de janeiro a julho de 2021, o IPRcafé e o IPPcafé apresentaram valores superiores aos demais, sendo que os dois índices cresceram, mas com velocidade maior para o IPRcafé.

 

Em relação às espécies, o arábica, responsável por mais de 70% do café produzido no Brasil, segue as mesmas trajetórias dos índices nacionais. Entre seus estados produtores, o destaque positivo é para o Espírito Santo, no qual, o IPRcafé ficou acima do IPPcafé em praticamente toda a série. Já os destaques negativos foram para São Paulo e Bahia, uma vez que o IPRcafé fica abaixo do IPPcafé ao longo da série, revertendo essa posição somente a partir de maio de 2021.

 

Já o café conillon obteve mais oscilações quando comparado aos índices do arábica, apresentando dois períodos favoráveis aos produtores: agosto de 2015 a agosto de 2018 e outubro de 2020 a julho de 2021. Ao se observar os três últimos anos da série histórica do conillon, é possível notar que o ano de 2020 foi ruim para o produtor, pois os valores do IPPcafé ficaram acima do IPRcafé até setembro, passando a ser favorável novamente somente em 2021. Na produção de conillon, o estado da Bahia apresentou condições desfavoráveis para produção ao longo da série histórica, visto que o IPPcafé ficou todo o período acima do IPRcafé, significando que o custo de produção obteve reajustes de preços acima dos valores do preço de venda da saca.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.