Autor: Carlos Alberto - Data: 03/03/2022 14:08

Cooxupé recebe certificado por adotar energia limpa e promover eficiência energética

Fontes de energia limpa utilizadas pela cooperativa são incentivadas pelo governo, contribuindo efetivamente com a sustentabilidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis  Cooxupé recebe certificado por adotar energia limpa e promover eficiência energética

As unidades da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) participantes do Ambiente de Contratação Livre (ACL) foram certificadas pela empresa Trinity Energia com o selo de energia 100% renovável. A matriz e o Complexo Japy, em Guaxupé, e a unidade em Monte Carmelo receberam o documento, que destaca o período de 2019 a 2021. No entanto, a busca pela eficiência energética por parte da Cooxupé começou bem antes, em 2010.

A iniciativa colabora com as conquistas das metas de sustentabilidade da Cooxupé, bem como fortalece a adoção de práticas integradas ao conceito ESG, que já faz parte da gestão da cooperativa. Assim, a Cooxupé substituiu o uso de energia elétrica procedente de materiais fósseis e poluentes pelo consumo de energia elétrica limpa, ou seja, derivada de fontes renováveis incentivadas pelo governo do País como, por exemplo, a eólica, solar, biomassa, entre outras. Segundo aponta o certificado, no período de 2019 a 2021, o consumo de 43.667 MWh de energia elétrica limpa da cooperativa contribuiu para o equivalente a 27.296 árvores plantadas.

O Departamento de Infraestrutura da Cooxupé, no tocante à Energia Elétrica, cuida das necessidades, contratações, documentações, estudos e levantamentos, tanto no Mercado Livre quanto no Cativo (CEMIG e CPFL), e conta com a parceria da Trinity Energia, que é a empresa que intermedia a compra de energia limpa pela Cooxupé no mercado livre, cuja metodologia para emissão do certificado cumpre os requisitos do Programa Brasileiro GHG Protocol, principal programa nacional para qualificação das emissões GEE, e compatível com as metodologias de quantificação do Painel Inter Governamental sobre Mudança Climática (IPCC).

De acordo com a cooperativa, o uso de energia limpa contemplou todas as unidades físicas (participantes do ACL) da Cooxupé, atualmente composta Matriz (Guaxupé), Monte Carmelo e Complexo Japy, trazendo maior impacto e benefícios especialmente nos armazéns de café, em Guaxupé e em Monte Carmelo, onde o consumo é mais intenso. Atualmente a Energia Limpa contratada no Mercado Livre pela Cooxupé representa em média 86% de toda sua energia consumida.

O gerente de ESG da cooperativa, Alexandre Vieira Costa Monteiro, explica que a energia é um dos pilares que norteiam a sustentabilidade. “A eficiência energética é algo que o mercado demanda e neste aspecto a Cooxupé vem buscando meios para estar cada vez mais inserida nesta realidade ao adotar o consumo de energias mais limpas e não poluentes”, conclui. “Esta iniciativa contribui com o cumprimento de nossas metas sustentáveis, simplifica a rastreabilidade da energia consumida e, também, colabora com importantes medidas contra o aquecimento global. As ações de agora terão impacto no futuro das novas gerações e do planeta como um todo”, reforça o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.