Autor: Carlos Alberto - Data: 22/05/2023 13:42

Hub Day Agropecuária de Precisão discute a utilização de tecnologias no campo

Evento virtual e gratuito será realizado nesta terça (23/5), a partir das 14h, com transmissão pelo canal da Seapa no Youtube (Foto: Epamig Itap)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Hub Day Agropecuária de Precisão discute a utilização de tecnologias no campo

Divulgar novas tecnologias que estão sendo implementadas no campo é o objetivo do Hub Day Agropecuária de Precisão, evento virtual e gratuito que será realizado nesta terça-feira, 23 de maio, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seapa no Youtube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap).
Com público-alvo formado por estudantes e profissionais da área, a programação do Hub Day traz palestras de pesquisadores e professores da Epamig Itap, além de representantes de empresas que atuam com inovação na área de produção animal e vegetal. "Vamos falar sobre as tecnologias para pecuária de corte e leite, suinocultura, agricultura de precisão e robótica. A inovação promove uma maior competitividade a médio e longo prazo, mais lucratividade e otimização da produção e produtividade agrícola", explica a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Rebeca Caroline Gonçalves.
Conexão: O evento pretende, ainda, fazer uma conexão entre instituições de ensino e setor produtivo do agronegócio. Também são parceiros da iniciativa os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidade federais de Alfenas e de Itajubá, o tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Novo Agro Ventures, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
"Um dos objetivos é divulgar oportunidades que a área oferece para atuação profissional e mostrar que temos um mercado promissor, que está absorvendo essa mão de obra formada voltada para a agropecuária de precisão ou agricultura e pecuária 4.0. É um segmento novo, necessário para o nosso país, que está em expansão e vale a pena investir", afirma o coordenador de ensino da Epamig Itap, Robson de Assis Souza.
Curso superior: Atenta às necessidades do mercado e do setor, em 2022, a Epamig Itap foi a primeira instituição do país a oferecer um curso superior em Agropecuária de Precisão. "O campo está totalmente automatizado e a gente tem carência de profissionais que saibam lidar com essas inovações. O objetivo da formação dos nossos estudantes é qualificá-los para que eles aprendam, além de manusear os equipamentos, a analisar os dados e propor intervenções para aumentar a produção agropecuária e trazer mais rendimento, aliado à preservação do meio ambiente", reitera Souza. (INSCREVA-SE AQUI, aguarde o início do Hub Day) - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado sobre os principais acontecimentos pertinentes à comunidade em que você vive.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.