Autor: Carlos Alberto - Data: 17/06/2023 11:08

1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais será dia 23

No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais será dia 23

Que as mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, já não é novidade para ninguém. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres aumentou 38% entre os anos de 1998 e 2020. O Censo Agropecuário 2017, também do IBGE, mostra que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.
O cenário em Minas Gerais não é diferente. Em dez anos, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a participação da mulher no agronegócio mineiro cresceu 46%. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários; em 2017, aumentou para 86,7 mil. Essa é uma realidade presente de norte a sul do país, e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.
No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro. Para fortalecer ainda mais a presença feminina no setor, um grupo de mulheres de Campos Gerais irá realizar, no dia 23 de junho, o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais. O objetivo do evento é fomentar, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a consciência sobre a importância da mulher que trabalha nos mais diversos ramos agropecuários do município.
Com o apoio de órgãos públicos, empresas da cidade, entidades, cooperativas e produtoras rurais, o evento espera reunir cerca de 150 mulheres para discutir o seu papel no agronegócio e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do setor. A primeira edição do evento irá contar com a participação de Daniele Pereira Baliza, professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR. Para descontrair, Pedro Laurence Silva Carvalho, instrutor do Sistema FAEMG SENAR, irá apresentar uma oficina de barista, com preparo de café e bebidas derivadas do grão.
“Importante ressaltar que o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campo Gerais será gratuito e aberto a todas as mulheres da região que trabalham no setor, independentemente da cultura”, lembra Pâmela Corrêa, supervisora de Marketing da Coopercam. A participação no evento deverá ser garantida por meio de inscrição prévia, que poderá ser feita pelo link . Serviço: Evento: 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais; Dia: 23 de junho de 2023; Horário: 16h; Local: Polo UAB Campos Gerais (Rua Prefeito Jorge de Paula Memberg, 689); Mais informações: Marketing Coopercam / (35) 99899-0031
Sobre as Palestrantes: Daniele Pereira Baliza: Graduada em Agronomia; mestrado, doutorado e pós-doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Iniciou sua carreira no magistério em 2012 no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, onde ministrou aulas em cursos superiores e técnicos. Atualmente é professora do IF Sudeste MG, Campus Bom Sucesso, onde além de ministrar aulas no curso superior de Gestão Ambiental, técnico em Meio Ambiente e cursos FIC, desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão Inovadora, principalmente nas áreas: Mulheres Rurais (relações de gênero), Cafeicultura (tecnologias) e Proteção ao Meio Ambiente. É Diretora de Pesquisa da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA Brasil - trabalho voluntário).
Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro: Formada em Engenharia Agronômica, pela UFV, especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas e em Fruticultura Comercial pela UFLA, atualização em Gerência de Projetos pela FGV, MBA em Gestão de Agronegócio: Estratégia, Transformação e Tecnologia pela Escola de Negócios FIA. Iniciou suas atividades como agrônoma na implantação de projetos em perímetros irrigados, assistência a produtores e gestão de produção. Foi instrutora e Gerente Regional do Senar Minas e Superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo - INAES. Responsável pelo projeto Novo Agro 4.0 e coordenadora da primeira Venture Builder do Agro no Brasil. Atualmente ocupa o cargo de Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR.  CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.