Autor: Aline - Data: 22/11/2024 12:55
IFSULDEMINAS recebe formadores moçambicanos para programa de capacitação em agropecuária
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberá dezoito formadores de instituições de Ensino Técnico Profissional de Moçambique para um programa de capacitação tecnológica na área de agropecuária. A formação faz parte do projeto BRAMOTEC - Programação de Formação de Formadores de Moçambique no Brasil, que conta com a parceria entre os governos da República de Moçambique e do Brasil.
O programa, implementado pela Secretaria de Estado do Ensino Técnico de Moçambique, pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (CONIF), tem como objetivo desenvolver competências técnicas e tecnológicas em áreas como: Mecanização Agrária, Análise de Solos, Processamento Alimentar, Fertilização de Sementes, Sistemas de Irrigação e Metodologia de Ensino.
Os 18 formadores realizarão a capacitação nos campos de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, onde participarão de atividades práticas e teóricas. Ao todo, o programa BRAMOTEC contemplará setenta e cinco formadores moçambicanos em diferentes instituições brasileiras durante quinze dias de treinamento intensivo.
Segundo os organizadores, esta é a segunda fase da iniciativa. Entre 2017 e 2018, o BRAMOTEC formou 60 profissionais da área de agropecuária em sua primeira etapa no Brasil. O IFSULDEMINAS esteve presente desde o início do projeto, consolidando sua posição como referência na formação tecnológica internacional.
A parceria reflete o fortalecimento das relações entre Brasil e Moçambique, além de contribuir para o avanço do ensino técnico-profissional naquele país africano, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da qualificação de formadores.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Imagem do intercâmbio realizado em 2018, na outra...
-
Indústria torrefadora da cooperativa mineira é de...
-
Programa Especialíssimo seleciona os 50 melhores ...
-
Agricultores conseguirão rever contratos e parcel...
-
Cooperativa é destaque na 24ª edição de anuário d...