1853
Páginas Visualizadas Hoje

Autor: Carlos Alberto - Data: 30/09/2020 12:05

Fórum online da Cooxupé debaterá os impactos das condições climáticas na safra 2020-2021 do café

O evento, que terá transmissão pelo canal da cooperativa no Youtube, contará com a participação de especialistas e pesquisadores da Esalq/USP e da UFLA
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Fórum online da Cooxupé debaterá os impactos das condições climáticas na safra 2020-2021 do café
Os impactos das condições climáticas e as perspectivas do café para a safra 2020-2021, considerando o período de seca dos últimos meses, serão debatidos por especialistas e pesquisadores no fórum técnico "Café e Clima", que acontecerá no formato online e será transmitido ao vivo, na terça-feira (06/10), às 15h, pelo canal do Youtube da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé).

Éder Ribeiro Santos, engenheiro agrônomo e coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, abordará como estão as condições da região cafeeira de atuação da cooperativa, compreendendo Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e média mogiana do Estado de São Paulo, devido à estiagem.

Ampliando a visão e análise para o cenário nacional, Paulo César Sentelhas, professor doutor da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo), falará sobre as condições agroclimáticas nas regiões cafeeiras do Brasil, trazendo também perspectivas para a Safra 2020-21.

José Donizeti Alves, professor doutor da UFLA (Universidade Federal de Lavras) apresentará em sua palestra os impactos do calor e da seca sobre a florada do café. E para completar a programação, Guy Carvalho, engenheiro agrônomo e cafeicultor, destacará sua visão sobre como está o cenário atual da lavoura cafeeira.

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o debate contribui para o planejamento visando a próxima safra. "Vivemos um bom momento do café. Por isso, é importante ter as informações e conhecimentos necessários que auxiliem no preparo e aperfeiçoamento da próxima safra. Assim, a cooperativa busca manter seus associados atualizados sobre os impactos das variações climáticas para que tenham condições de avaliar as estratégias e alternativas, buscando uma boa produtividade do café", acredita.

O presidente ainda completa que este Fórum foi de suma importância em sua primeira edição. "Na época apontamos, nas conclusões dos debates, que a safra deste ano seria muito próxima a de 2018. No ano passado, houve estimativas que apontavam uma supersafra em 2020, o que não aconteceu. O terceiro levantamento da CONAB, divulgado recentemente, mostra que as conclusões dos especialistas do nosso Fórum em 2019 estavam corretas. Encerramos em setembro uma colheita com ótimos resultados, principalmente em qualidade do café, pela falta das chuvas durante o período, mas neste momento a estiagem é uma preocupação para a próxima safra", declara Melo.

Para participar do 2º Fórum Técnico "Café e Clima" basta acessar o link: http://www.youtube.com/channel/UCYqf_b9i0HO1IofxBf4pdBg . O evento é promovido pela Cooxupé e, por isso, a transmissão ocorrerá na página oficial da cooperativa pelo Youtube.

Agenda:

Fórum Técnico "Café e Clima"

Quando: Terça-feira (06/10), a partir das 15 horas

Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Cooxupé: http://www.youtube.com/channel/UCYqf_b9i0HO1IofxBf4pdBg

Programação:

Abertura: Carlos Augusto Rodrigues de Melo - presidente da Cooxupé

Mediador: Mário Ferraz de Araújo - engenheiro agrônomo e gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé

- Palestra: "Cenário Atual da Lavoura - Visão do Especialista" com Guy Carvalho, cooperado e engenheiro agrônomo

- Palestra: "Avaliação das Condições Agrometereológicas de 2020 nas Regiões Cafeeiras da Cooxupé" com Éder Ribeiro Santos, engenheiro agrônomo e coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé

- Palestra: "Condições agroclimáticas nas Regiões Cafeeiras do Brasil e Perspectivas para a Safra 2020-21" com o professor doutor Paulo César Sentelhas, Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo)

- Palestra: "Calor e Seca: a Florada do Café vai Vingar?" com o professor doutor José Donizeti Alves, UFLA (Universidade Federal de Lavras)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.