Autor: Jackeline - Data: 28/09/2021 16:41

Hospital Veterinário alerta sobre os riscos de fumaça e calor em animais

Todo cuidado com os pets durante as altas temperaturas e queimadas é muito importante para manter a saúde deles em dia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Hospital Veterinário alerta sobre os riscos de fumaça e calor em animais

É primavera e o calor continua, assim como as tristes queimadas que tem assolado diversos cantos do Brasil. Não à toa, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de queimadas no Brasil está aumentando muito. E, para além dos prejuízos ambientais, a saúde das pessoas sofre, e muito, não é mesmo? Afinal, a dificuldade para respirar tem sido quase uma unanimidade.

 

Com os animais, não é diferente. Inclusive, os riscos para a saúde dos pets são grandes, podendo levá-los a óbito. Esse é o alerta da médica veterinária da Clínica Veterinária da Faculdade Arnaldo, Ticiana Lima Dornas.

 

E isso porque, segundo ela, as queimadas são responsáveis pelo aumento da temperatura, baixa da umidade e maior suspensão de partículas na atmosfera. "Assim, as altas temperaturas levam a desidratação dos cães, além de quadros de hipertermia, em que o animal pode ficar com muita dificuldade para respirar, e cianose, conhecida como língua rouca, levando o animal a convulsionar, podendo evoluir para uma parada cardiorrespiratória."

 

Os animais podem apresentar também alteração ocular, com quadro de vermelhidão e lacrimejamento, em razão da fumaça. Outros sinais, ainda, podem ser tosse, prostração, resistência ao exercício e respiração mais encurtada.

 

 

Cuide do seu amigo!

 

Apesar da dificuldade em evitar que o calor e a fumaça façam parte do dia a dia do pet, é possível amenizar os danos e evitar que ele sofra com esses inimigos. Confira dicas da médica veterinária da Faculdade Arnaldo:

 

- Mantenha os animais bem hidratados: É importante manter os animais bem hidratados, e manter um umidificador de ar ou toalha úmida no ambiente. As queimadas fazem com que a umidade fique muito baixa, fazendo com que os animais tenham dificuldade de respirar, e essas técnicas ajudam a umidificar o ambiente, fazendo o pet respirar melhor.

 

- Mantenha o ambiente arejado e ventilado: Quando mais arejado o ambiente for, melhor. Isso porque essa técnica evita que o pet sinta dificuldade de respirar.

 

- Se atente aos passeios: Tenha cuidado com os horários mais quentes para não queimar as patinhas. Então, tome muito cuidado se o passeio ou o asfalto estiver muito quente.

 

- Cuidado ao deixar o pet sozinho: Evite sair de casa e deixar o animal em ambiente fechado e sozinho por longos períodos de tempo.

 

CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - A qualquer momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br para se informar a respeito dos principais temas pertinentes à comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Jéssica Mayara

Foto: Pixabay

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.