Autor: Carlos Alberto - Data: 01/02/2022 08:43

Dia Mundial do Câncer: data alerta para a desigualdade de chances de cura da doença

No Brasil, de acordo com o INCA, o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Dia Mundial do Câncer: data alerta para a desigualdade de chances de cura da doença

"Quando a minha filha caçula, de 3 anos, foi diagnosticada com câncer, eu tive que deixar meus outros seis filhos com a minha mãe. Desempregada, eu não sabia o que fazer. Mas eu consegui ajuda para viajar e o apoio do Instituto Ronald McDonald com hospedagem, alimentação e transporte. Há quase 1 ano a minha pequena faz tratamento e tenho certeza que vai sair dessa”. O depoimento, emocionado, é da Alessandra, mãe da Larissa, hóspedes do Programa Casa Ronald McDonald.

Moradora da região norte do País, a dona de casa achou que não fosse conseguir realizar o tratamento da sua filha em um centro especializado em oncologia. Mas a história da Alessandra não é a realidade de grande parte da população, que não tem acesso a todos os serviços essenciais de saúde. E para compreender e reconhecer as desigualdades no tratamento do câncer em todo o mundo, o Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, traz o tema “Lacuna no tratamento do câncer”. A data tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença, reforçando o poder do conhecimento na criação de um mundo livre de câncer. 

A campanha mostra que, no mundo, metade da população não tem acesso a todos os serviços essenciais de saúde. Quando o assunto é câncer, pessoas que buscam atendimento encontram uma série de barreiras. Apesar da época de avanços inspiradores na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, ainda há um cenário de desigualdade nas chances de cura. E no Brasil não é diferente. Nacionalmente, o câncer infantil e juvenil é a enfermidade que mais mata na faixa etária de 01 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ainda segundo o levantamento, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul do Brasil são de 75% e na região Sudeste são de 70%, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são de 65%, 60% e 50% respectivamente. Para mudar essa realidade, há quase 23 anos o Instituto Ronald McDonald atua para propiciar saúde e qualidade de vida a crianças e jovens e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. “Queremos construir um futuro mais justo, onde as pessoas tenham vidas mais saudáveis ​​e melhor acesso aos serviços de saúde, possibilitando mais chances de cura no tratamento do câncer infantojuvenil, independente de onde vivam”, afirma Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.

No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença. “Por isso, investimos no Programa Diagnóstico Precoce. Buscamos aumentar as chances de que mais crianças cheguem ao hospital no estágio inicial da doença, aumentando as chances de cura”, afirma Bianca Provedel.

O programa Diagnóstico Precoce, promovido pelo Instituto Ronald McDonald, capacita profissionais da atenção básica de saúde e outras áreas que lidam diretamente com crianças e adolescentes para identificar os principais sinais e sintomas da doença no seu estágio inicial. “Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença, seja ela grande ou pequena, no mundo em que vivemos. Unidos, podemos fazer um progresso real no cenário do câncer infantojuvenil e salvar vidas”, finaliza Bianca Provedel.

Sinais e sintomas: De acordo com Teresa Fonseca, oncologista pediátrica e membro da comissão científica do Instituto Ronald McDonald, a dificuldade de reconhecer os sinais do câncer infantojuvenil se dá porque os sintomas são parecidos com os de outras doenças da infância. “O mais frequente na criança é a leucemia. Em segundo lugar são os de cabeça e do sistema nervoso central. Em terceiro lugar, os linfomas”, que provocam tumores nos linfonodos, lista a oncologista pediátrica.

Conheça os principais sintomas do câncer infantil e juvenil:

  • Palidez inexplicada;
  • Perda de peso;
  • Febre prolongada sem causa aparente;
  • Hematomas ou sangramento;
  • Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  • Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Vômitos acompanhados da alteração de visão e equilíbrio;
  • Tosse persistente ou falta de ar;
  • Sudorese noturna;
  • Reflexo branco no olho quando incide uma luz;
  • Olho aumentado de tamanho com mancha roxa;
  • Inchaço abdominal;
  • Dores de cabeça incomuns, persistentes ou graves;
  • Fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento.

 Atenção, os sinais descritos não significam que a criança ou o adolescente está com câncer, mas que precisa ser consultado por um pediatra para análise e monitoramento.

Sobre o Instituto Ronald McDonald: Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há quase 23 anos atua para propiciar saúde e qualidade de vida a crianças e jovens e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.