Autor: Carlos Alberto - Data: 22/03/2022 10:27

Santa Casa pede apoio aos Municípios da AMEG para complementar gastos com urgência e emergência

O Hospital disponibiliza 22 especialidades médicas na urgência e emergência, mas recebe por apenas 14 delas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Santa Casa pede apoio aos Municípios da AMEG para complementar gastos com urgência e emergência

Prefeitos integrantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) estiveram reunidos na sede da entidade, na última quinta-feira (17), com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a fim de tratarem de um possível complemento financeiro ao custeio dos plantões de urgência e emergência ofertados pelo referido hospital.
Segundo informou o superintendente geral da Santa Casa de Passos, Dr. Daniel Porto Soares, a instituição disponibiliza 22 especialidades médicas na urgência e emergência. Porém, recebe por apenas 14 e, mesmo assim, como a tabela do SUS está defasada, o valor dos repasses do governo federal e da Secretaria de Estado de Saúde corresponde a menos de 1/4 dos gastos efetivamente realizados com o total dos plantões.
Além disso, ainda não foi possível desmobilizar todos os leitos de COVID porque ainda existem pacientes em tratamento e, por isso, a equipe multidisciplinar para atendimento a estes pacientes continua de prontidão, mas em fevereiro o custeio foi encerrado por parte dos governos federal e estadual.
A reunião foi coordenada pelo vice-presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, prefeito de São José da Barra, que disse aos representantes do Hospital que “os municípios sabem dos desafios que a Santa Casa enfrenta e reconhecem a importância do Hospital para toda região e que os municípios precisam, dentro de suas possibilidades, ajudar de alguma forma”, completou.
Esta não é a primeira vez que os municípios prestam auxílio financeiro à Santa Casa. Até o ano de 2015, para manutenção das 22 especialidades de urgência e emergência, os municípios da AMEG tinham um contrato de custeio com o Hospital, onde cada cidade fazia repasses de forma proporcional.Porém, em 2015, com a implantação do "SUSFácil" e custeio, através do Estado, os municípios ficaram impossibilitados de continuar com este contrato.
Mesmo assim, apenas em 2020 e 2021, durante a pandemia da COVID-19, os municípios repassaram à Santa Casa cerca de R$ 1,5 milhões de reais em forma de subvenção, como auxílio e reconhecimento ao importante trabalho prestado pelo Hospital a todos os municípios da região.
Ao final da reunião, o prefeito Serginho afirmou aos presentes que este assunto já foi repassado aos demais integrantes da AMEG e que será levado em pauta na próxima Assembleia Geral Ordinária, programada para ocorrer no dia 31 de março: "Lutaremos para que seja encontrada a forma correta, dentro da legalidade e das possibilidade de cada município para prestar este auxílio a Santa Casa”, finalizou a referida autoridade (Texto e fotos: Ass. Com. AMEG).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.