Autor: Carlos Alberto - Data: 15/01/2024 18:41

ALERTA MÁXIMO!!! Em apenas seis dias, dobra o número de pessoas com dengue em Guaxupé

O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, e o coordenador ambiental da Vigilância Sanitária, Reginaldo Araújo, mostram foco colhidos em residências visitadas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O número de pessoas com dengue em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, dobrou desde o dia 9 de janeiro último, quando a Prefeitura divulgou os dados da Vigilância Sanitária (e eram apenas 8 contaminados, até então, e 47 exames ainda em análise). Dos casos positivos noticiados há seis dias, o Município registra, nesta segunda-feira, 15 de janeiro, dezessete ocorrências positivas para a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit.
A situação, confirmam os especialistas, é de alerta, já que o mais recente Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) detectou focos em todos os bairros vistoriados: Residencial Fazenda Planalto, Jardim Aeroporto, São Judas, Pólo Industrial, Residencial Nova Floresta, Parque das Orquídeas, Vila Santa Bárbara, Residencial Monte Verde, Jardim Recreio dos Bandeirantes, Planalto, Agenor de Lima e Parque dos Muncípios I.
Levantados entre os dias 2 e 5 deste mês, os dados foram coletados em 1.500 domicílios, tendo sido localizada uma quantidade maior de focos da dengue no Recreio dos Bandeirantes, Parque I e II e Jardim Vera Cruz: "O Levantamento é feito por amostragem e podemos, sem dúvida, afirmar que, dentro do grau de risco de infestação, Guaxupé está no meio, aproximando-se do risco alto", detalhou o coordenador ambiental da Vigilância Sanitária, Reginaldo Araújo.
Já com trabalhos mais intensos, as equipes internas e de campo da Vigilância preparam cronogramas especiais de combate ao mosquito. "O tratamento é mecânico e antivetorial. Ou seja: é encontrar, destruir e eliminar a formação de futuros criadouros", explicou Reginaldo, que acrescentou: "Precisamos contar com o apoio da população, pois água parada é favorável à proliferação. Para se ter uma ideia, de dezembro até agorá já detectamos oitenta caixas d"água destampadas", frisou o profissional.
MUITOS CASOS: Para se entender, no pouco tempo em que o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, fazia a reportagem na sede da Vigilância, nesta tarde de segunda, 15, mais de uma pessoa compareceu à Vigilância com temas ligados à dengue. Entre elas, uma enfermeira, identificada como Daiane, estava com o filho, Artur, de 2 anos, já com diagnóstico positivo para a doença (e o menino com a pele manchada, febril e debillitado). Moradora do Jardim Regulador, a mulher narrou: "Ele apresentou febre de quase 40 graus e pedi ao médico que fizesse um exame de dengue, tendo dado positivo", lamentou a mãe, com a criança no colo.
Com mutirões de limpeza programados para breve, a Saúde Pública de Guaxupé quer evitar uma epidemia de dengue, cuja doença castigou os guaxupeanos em 2010 e 2020. Para tanto, cada cidadão deve fazer sua parte e evitar água parada seja em qualquer situação que possa ser propícia para criação de mosquitos.  - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.