Autor: Aline - Data: 06/06/2016 16:39
Coluna Jogo saudável: Minha coluna está "torta": o que fazer?





Fui tirar um RX da coluna e o médico disse que está torta’. Essa frase muito comum representa um problema na coluna chamado de escoliose, que é um desvio lateral da coluna podendo ser por vários motivos. A escoliose pode ocorrer desde a infância até a terceira idade, porém, é mais comum no período da adolescência, acometendo mais as mulheres. As causas podem ser, genética, trauma, má postura, movimentos repetitivos, por outras doenças, e idiopática (causa desconhecida, que é a mais comum).
O desvio pode acontecer em apenas uma região da coluna (escoliose em C), ou em duas (escoliose em S) e atinge qualquer parte da coluna: lombar (região logo acima do quadril), torácica (parte da coluna ligada às costelas) e cervical (região do pescoço). Sobre os sintomas, alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma, porém, a maioria apresenta dores nas costas. Além disso, a pessoa pode apresentar um ombro ou quadril mais elevado que o outro, cintura desigual, corpo inclinado para o lado da escoliose, uma perna pode parecer mais curta que a outra, e fadiga (cansaço) na coluna quando fica muito tempo em pé ou sentado.
O diagnóstico é realizado por meio do exame físico, RX da coluna e a medição do ângulo da escoliose para avaliar a gravidade e traçar o tratamento adequado. Nas escolioses graves ou gravíssimas é indicada a cirurgia para correção, pois pode afetar outros órgãos internos. Se o caso for moderado, geralmente a indicação é a colocação de colete, fisioterapia e acompanhamento médico. No caso da escoliose leve (postural) a indicação é fisioterapia e atividade física.
A fisioterapia dispõe de vários recursos e técnicas para auxiliar no tratamento da escoliose. Além de técnicas para tentar realinhar a coluna, há exercícios para melhorar o desequilíbrio muscular e a postura corporal. Mesmo nos casos moderados, a tentativa do tratamento fisioterapêutico é valida antes da colocação do colete, pois pode ocorrer grande melhora dos sintomas e fincionalidade antes do tratamento médico. Procure um profissional especializado para orientação do tratamento mais adequado.
Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos
Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG
Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG
Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé - MG
Prof. Dr. Saulo Nani Leite
Doutor em Ciências pela USP/RP
Aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP
Docente do curso de Fisioterapia do UNIFEG
Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
O provedor da Santa Casa, Dr. Angelo (foto), com ...
-
O treinamento ocorreu nesta manhã, no anfiteatro ...
-
Vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Valnev...
-
Iniciativa Vape Mata marca Dia Mundial da Saúde, ...
-
No Brasil e em vários países, o mês de abril ganh...