Autor: Carlos Alberto - Data: 29/11/2024 14:14
CPI da Câmara recebe mais vinte denúncias gravíssimas contra a Santa Casa de Guaxupé
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, formada há alguns meses para apurar supostas negligências no Hospital local, recebeu mais vinte denúncias gravíssimas nesta noite de quinta-feira, 28 de novembro, em audiência pública ocorrida na sede do Legislativo. Dos testemunhos, boa parte foi feito às lágrimas, com pessoas que passaram por situações no mínimo difíceis durante procedimentos médicos feitos no local. Com mais de cem anos de atuação ininterrupta, a Santa Casa guaxupeana enfrenta sua maior crise, em toda a história, no tocante à aprovação da opinião pública, quanto aos serviços prestados via Sistema Único de Saúde.
As declarações foram feitas por pessoas inscritas na audiência pública de ontem. Cada qual a sua maneira, todas elas narraram episódios de sofrimento desnecessário ou ocasiões em que perderam entes queridos devido a circunstâncias pelas quais culpam médicos, enfermeiros e principalmente a direção do Hospital. "Meu irmão faleceu no dia 20 de dezembro do ano passado, deixando um pai com 82 anos, uma mãe de 75, a filha e outros desamparados", disse Elaine Donizetti Gonçalves, que responsabilizou o Hospital. "Minha filha ficou por horas na emergência, sua febre não cedia, não tinha aparelho de pressão infantil, nem médico capacitado", denunciou Luara Edwirges Sales da Silva, que assistiu ao óbito da filha de três anos, no Pronto Socorro, há pouco mais de dois meses (veja, na parte de vídeo desta matéria, a íntegra da sessão realizada na Câmara, com todos os testemunhos).
Numa noite de muita dor devido aos relatos dos denunciantes, a presidente da Comissão, Maria José Cirino Marcelino, emocionou-se por mais de uma vez. Além dela, a "CPI da Santa Casa" conta com as participações dos vereadores Paulo Rogério Leite Ribeiro (relator e propositor), Donizetti Luciano dos Santos (Zettinho), Marco Aurélio Sarrassini (Marquinho) e Leonardo Donizetti de Moraes (Léo) - também Marcelo de Araújo Cunha (Vigilância), Danilo Martins de Oliveira e Gustavo Vinícius Silveira de Paula estiveram presentes. Já em nome da Santa Casa, o superintendente administrativo, Dr. Rafael Augusto Olinto, se fez presente. "Desde quando começamos com a CPI, nosso objetivo é dignidade e respeito. Deixo claro que ali dentro da Irmandade são 88 pessoas com nomes, CPFs, RGs e que fazem parte. Então, a gente analisa documentos e posso garantir que ali não existe filantropia não, pois todo mundo ali é pago! Então, vamos exibir que o dinheiro investido seja bem aplicado", disse Maria José, que investiga profissionais, cargos e contratos, além das denúncias de procedimentos médicos.
De acordo com o informado ao Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, a CPI se estenderá até a semana do Natal. A partir do próximo dia 3, inclusive, serão feitas as oitivas de testemunhas arroladas pela Comissão, a qual conta com os trabalhos da empresa Batista, Seixas e Santos Consultoria e Assessoria Ltda. Especializada em auditorias, em geral, a firma em questão já realizou diligências à Santa Casa, onde adquiriu documentos para incluir nos processos em trâmite. Veja, logo mais, outras informações sobre a CPI da Santa Casa de Guaxupé. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Com início programado para às 13h30 de amanhã, a ...
-
Numa noite de muita dor devido aos relatos dos de...
-
Solicitação da Prefeitura foi aprovada em sessão ...
-
De acordo com o apurado pelo Carlão, do Jornal JO...
-
"Sorriso do Bem 2024" terá palestras, painéis e e...