Autor: Aline - Data: 24/04/2025 15:00
Direção do Hospital e Secretaria de Saúde tentam alternativa para lotação no Pronto Socorro





A diretoria da Santa Casa de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, e a Secretaria Municipal de Saúde tentam, por esses dias, uma alternativa para superarem os problemas de lotação no Pronto Socorro. Com uma demanda diária acima do esperado, motivada por pacientes da cidade e de outras sete localidades próximas, a instituição convive com problemas cotidianos no tocante ao atendimento. Tema extremamente debatido tanto pelo governo municipal quanto por parte da Câmara de Vereadores e principalmente a gestão do Hospital, a questão deve melhorar a partir desta sexta-feira, 25 de abril. Isto, porque será colocada em prática uma iniciativa parecida com o que ocorreu no ano passada, durante o pico de dengue.
O objetivo é iniciar as consultas também numa tenda já montada no pátio da Santa Casa, além dos atendimentos normais nas alas internas do pronto atendimento. “Hoje está sendo concluída a instalação da parte elétrica, as poltronas para os pacientes tomarem soro, mesas para prescrição, cadeiras, suportes e amanhã já iniciaremos os atendimentos”, explicou o provedor, Dr. Angelo José de Lara, que assumiu a diretoria do Hospital há pouco mais de um mês e tenta, na medida do possível, solucionar problemas graves e antigos do local. “Nesses últimos dias, observamos um aumento no atendimento do Pronto Socorro por dengue, influenza e viroses. Então, ampliamos o atendimento com mais profissionais para atendermos a população”, complementou a secretária de Saúde, Daniela Bettelli Lutf, via redes sociais. Ela, aliás, esteve na Santa Casa por esses dias com o prefeito, Jarbas Correa Filho, os quais foram recebidos pelo superintendente do local, Dr. Rafael Augusto Olinto, para definirem, com Dr. Angelo e sua equipe, as estratégias para reduzirem as filas no PS.
Num dia bastante tumultuado, o PS registra, nesta quinta, 24, mais uma vez excesso de pacientes, cada qual com sua necessidade (além de emergências, como um Acidente Vascular Cerebral, de Guaranésia, enviado a Guaxupé há poucas horas). Na última terça-feira, 22 de abril, vereadores debruçaram-se mais uma vez sobre a questão. “Essa tenda atenderá os casos de dengue, virose e outros. E também haverá um médico a mais para o atendimento! Então, serão três clínicos para atenderem adultos e mais o pediatra, assim como dois enfermeiros. Enfim, acreditamos que esse tempo de espera será reduzido”, explicou a médica e legisladora, Dra. Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara. “Vejo que um dos agravantes é a redução de médicos nas unidades básicas de Saúde, o que resulta na superlotação do Pronto Socorro. E, sabemos que a Prefeitura mantém abertos vários credenciamentos, mas eles não têm atraído os médicos para atuarem no SUS guaxupeano. Sendo assim, precisamos analisar se não é viável estudar o impacto orçamentário para melhorar os subsídios e convidar, a partir daí, médicos de todo o País para virem para Guaxupé”, complementou o vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (outros parlamentares também fizeram sugestões). - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
O provedor da Santa Casa, Dr. Angelo (foto), com ...
-
O treinamento ocorreu nesta manhã, no anfiteatro ...
-
Vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Valnev...
-
Iniciativa Vape Mata marca Dia Mundial da Saúde, ...
-
No Brasil e em vários países, o mês de abril ganh...