Autor: Carlos Alberto - Data: 19/04/2021 15:20

Coronavírus não dá trégua e cirurgias eletivas continuam suspensas

Os procedimentos, cuja fila de espera aumenta cada dia mais, continuam sem previsão de retorno, uma vez que o Coronavírus não dá mostras de que cessará tão cedo no País
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coronavírus não dá trégua e cirurgias eletivas continuam suspensas

Continuam suspensas as cirurgias eletivas em praticamente todo o País por causa do impacto negativo gerado pelo Novo Coronavírus. No município de Guaxupé, conforme apurado, há mais de dois mil procedimentos desta natureza na chamada "lista de espera". Porém, conforme as autoridades, as operações ainda não têm previsão para acontecer, o que deixa desesperado a quem aguarda pela melhoria da saúde.
"Se minha amiga não retirar a pedra na vesícula, não sei o que acontecerá, pois está tão fraca com tanto remédio...", lamentou uma seguidora do JOGO SÉRIO, a qual pediu o apoio do Jornal para divulgar o tema. "Eu já cansei de esperar para fazer minha cirurgia de hemorroida e vivo a poder de medicamentos", reclamou outro, também à espera do procedimento. "Sabemos que estamos em plena pandemia, mas há coisas que não podem esperar", reclamou uma dona de casa, triste por esperar por sua cirurgia ocular.
As eletivas foram interrompidas há meses para que os hospitais se dediquem quase que exclusivamente ao enfrentamento da Covid-19 - que só em Guaxupé já matou sesenta vítimas desde o início de 2020. "No momento, infelizmente, não temos condição alguma de recomeçar as cirurgias eletivas. Hoje, vivemos uma situação onde faltam medicamentos, leitos nas UTIs e principalmente profissionais para atuarem", lamentou a diretora técnica da Santa Casa de Guaxupé, dra. Salma Regina Gallate.
Mais especificamente sobre Minas Gerais, o governo estadual suspendeu as eletivas em em suas macrorregiões do Centro Sul, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordesde, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Vale do Aço. "Realmente, é algo que nos deixa tristes, mas a atual situação é extremamente preocupante. Hoje, faltam medicações para intubação em todo o Brasil. Enquanto não for regularizado isto, não existe a possibilidade de retomarem as eletivas. Não se trata de uma posição de Guaxupé, mas do Estado", enfatizou a secretária municipal de Saúde, Daniela Bettelli, com quem o Jornal falou há poucos dias sobre o assunto.
Tambem o deputado federal Emidinho Madeira, que junto ao senador Rodrigo Pacheco indicou R$ 26 milhões a hospitais da região, a fim de zerar as filas das eletivas, lamentou a questão: "É, sem dúvida, uma situação extremamente triste, pois quem precisa da cirurgia não pode esperar. E, com o Coronavírus fazendo este "estrago", fica impossível retomar os procedimentos. Estamos, contudo, visitando os hospitais e vendo a situação de cada município, pois tão logo o vírus dê uma tregua, queremos que as eletivas sejam reiniciadas", complementou o parlamentar.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.