Autor: Carlos Alberto - Data: 15/07/2021 16:46

Estado autoriza Guaxupé e região a evoluírem para a "Onda Amarela" do Protocolo Minas Consciente

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 15 de julho, após reunião virtual do Comitê Extraordinário "Anti-Covid-19/MG". Governo guaxupeano, que mantém em vigor seu Decreto nº 2.408, deverá se manifestar até amanhã
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estado autoriza Guaxupé e região a evoluírem para a

O município de Guaxupé e todos aqueles que compõem a região Sul poderão evoluir para a "Onda Amarela" do Protocolo Minas Consciente, criado no ano passado pelo governo estadual com regras de desaceleração do Novo Coronavírus. A notícia, recém-transmitida pela "Agência Minas", é consequência de uma reunião virtual entre os membros do Comitê Extraordinário "Anti-Covid-19/MG", ocorrida nesta quinta-feira, 19 de julho, quando foi aprovada a evolução de boa parte das regiões. Com isso, as cidades que aderem ao programa do Estado sofrerão mudanças no tocante à realização de eventos e a circulação de pessoas, além de outras regras. Entre os guaxupeanos, contudo, continua em vigor o Decreto nº 2.408, mas o Governo deve se manifestar oficialmente até a tarde de amanhã.
Com as mudanças divulgadas pelo Estado, as quais entrarão em vigor já a partir deste sábado, dia 17, a região Sudeste passa para a "Onda Verde", a mais flexível do Minas Consciente. Ela se junta à macrorregião do Vale do Aço, que já havia evoluído na semana anterior. Já as macrorregiões Noroeste e Sul também progrediram para a "Onda Amarela", se juntando a Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte. Apenas as regiões Leste do Sul, Nordeste e Triângulo do Sul foram mantidas na onda vermelha.
De acordo com o informado ao Jornal JOGO SÉRIO, as evoluções em boa parte das regiões mineiras foram consequência da queda da taxa de incidência, que mede a circulação do vírus na sociedade, a qual caiu 23% nos últimos 14 dias - e é a 8ª menor do País, conforme o Governo de Minas. Já a confirmação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, provocada por Covid-19, chegou a 58% na última semana, o menor número desde janeiro. Em Guaxupé, de acordo com os últimos boletins epidemiológicos, a média de contágio tem, de fato, caído consideravelmente (ontem, por exemplo, foram apenas três ocorrências do vírus e vinte e duas pessoas recuperadas; por outro lado, os óbitos ocorrem também quase que diariamente).
Ainda sobre a "Onda Amarela", da qual Guaxupé poderá fazer parte caso o Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus adeque-se ao Minas Consciente, as principais alterações se referem à realização de eventos, com normativas diferentes para o distanciamento e a capacidade máxima de lotação dos espaços; e atingem especialmente os setores mais afetados pelas restrições da pandemia, como eventos e o turismo (essas mudandas, conforme a comunicação social do Governo de Minas, passam a valer no dia 15 de agosto).

Nos eventos
Ficaram decididas, então, a flexibilização do distanciamento padrão para 1,5 metros; o aumento nas lotações máximas de espaços, conforme a onda do Minas Consciente; e regras específicas para a viabilização de grandes eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por um tempo pré-determinado. Sendo assim, para a entrada em eventos, por exemplo, será feita a aferição de temperatura, o controle no fluxo de acesso e acesso com hora marcada; o distanciamento de 1,5 metros (a ser aplicado em filas, entre cadeiras/assentos e também no cálculo da capacidade); a apresentação de documento de imunização presumida (cartão de vacinação que comprove imunização completa superior ou igual a 15 dias OU PCR ou laudo médico com positividade para covid-19, entre 15 e 90 dias; e será obrigatório comunicar as regras aos participantes e facilitar a devolução do ingresso).

Regras por "Ondas":
Vermelha: Lotação máxima de 50 pessoas ou 10% da capacidade em ambientes fechados; 30% da capacidade em ambientes ao ar livre; duração máxima de 5 horas; horário permitido: entre 8h e 21 horas.
Amarela: Lotação máxima de 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados; 600 pessoas ou 50% da capacidade em ambientes ao ar livre; duração máxima de 6 horas; horário permitido: entre 7h e 23 horas.
Verde: Lotação máxima de 50% da capacidade em ambientes fechados; sem limite de lotação em ambientes ao ar livre; duração máxima de 12 horas; sem restrição de horário.

O que diz o Secretário?
Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, as novas regras, aprovadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes), se basearam em experiências bem-sucedidas em outros países. “Estamos em uma nova fase, com vacinas chegando de forma consistente e melhora nos indicadores. Diante disso, vimos a necessidade de criar regras para os grandes eventos, já que eles não eram considerados de forma separada no Minas Consciente. Fizemos uma ampla discussão e a equipe técnica buscou exemplos em outros países que já passaram por uma fase de vacinação semelhante à nossa (50% com primeira dose e segunda dose crescendo, chegando próximo de 15%) para definir as regras”, afirmou.

Fique bem informado!!!
SE VOCÊ deseja receber os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp, então CLIQUE AQUI e fique devidamente informado! - Veja, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações sobre as mudanças propostas pelo Protocolo Minas Consciente aos municípios mineiros.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.