Autor: Carlos Alberto - Data: 26/06/2022 16:02

TJMG inaugura espaço de humanização de pena em presídio de Alfenas

O juiz Evaldo Gavazza, que atualmente exerce o cargo de desembargador convocado, ressaltou a importância da iniciativa para os sentenciados (Crédito: Divulgação TJMG)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis TJMG inaugura espaço de humanização de pena em presídio de Alfenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais e o Conselho Nacional de Justiça se uniram para a criação do Espaço de Oportunidades em uma unidade prisional de Alfenas, Sul do Estado. No local, serão desenvolvidas ações de cidadania por meio da educação e da qualificação profissional.
O Espaço de Oportunidades, inaugurado em 21/6, tem capacidade para assistir cerca de 500 pessoas, podendo chegar até mil sentenciados. Conta com salas de aula, oficinas, cozinha, biblioteca, sala de informática e salão de reuniões. O local tem aproximadamente 600 metros quadrados de construção.
A proposta de humanização do cumprimento da pena em Alfenas é uma iniciativa do TJMG abraçada pelo Poder Executivo, que financiou a obra. O espaço foi edificado exclusivamente com a mão de obra dos custodiados.
Estiveram presentes à inauguração integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG, entre eles o coordenador e juiz convocado para exercer o cargo de desembargador Evaldo Elias Penna Gavazza.
Durante a solenidade, o juiz Evaldo Gavazza afirmou que a obra também foi resultado do esforço de muitos atores da comunidade alfenense. “São mulheres e homens de boa vontade que se preocupam com o semelhante e apostam na potencialidade do ser humano, pessoas engajadas que olham para o futuro e buscam o desenvolvimento social e de cada cidadão”, afirmou.
Participaram também do evento a juíza Aila Figueiredo, idealizadora do projeto; as magistradas Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy e Solange de Borga Reimberg, que atuam nas comarcas de Igarapé e Patos de Minas, respectivamente; e, representando o Conselho Nacional de Justiça, Alessandra Amâncio (DMF/CNJ), Felipe Athayde e Lucas Miranda, do Programa Fazendo Justiça (PNUD/CNJ).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.